terça-feira, 4 de setembro de 2012

Inglaterra - Parte I (Tudors)


  • Reinado Henrique VII (1485-1509)
Assumiu o trono após o término da Guerra das Duas Rosas (Guerra entre a família Lancaster e a família York pelo controle da coroa inglesa). Estabeleceu paz com a Irlanda e a reafirmou com a Escócia. Equilíbrio a política externa e oraganizou as finanças do país, abaladas pela guerra civil.

  • Reinado de Henrique VIII(1509-1547)
Sucessor de Henrique VII, foi responsável pelo rompimento com o papa e a Reforma na Inglaterra, criando a então IGREJA ANGLICANA e consolidando o poder real. Incentivou a manufatura, o comércio e foi considerado criador da marinha inglesa.

  • Reinado de Eduardo VI (1547-1553)
Quando assumiu o trono tinha apenas 10 anos, dessa forma tinha um Conselho de Regência. O absolutismo foi perdendo forças, pois a alta nobreza começou a desempenhar negócios do governo. O rei não tinha uma saúde muito boa, e morreu, deixando suas irmãs brigando pela sucessão do trono.

  • Reinado de Maria I (1553-1558)
Era filha do primeiro casamento de Henrique VIII (com Catarina de Aragão). Foi educada pela mãe, portanto era católica. Ao assumir ao trono restabeleceu o catolicismo na Inglaterra e reconciliou-se com o papa, casou-se com o rei da Espanha, Filipe II, e iniciou uma caça aos calvinistas e anglicanos, ficando conhecida como BLOODY MARY. Antes de morrer designou Elisabeth como sua sucessora.

  • Reinado de Elisabeth I (1558-1603)
Filha de Henrique VIII com Ana Bolena, foi considerada ilegitima, no entanto, em 1544 um estatuto do Parlamento colocou-a na sucessão. Sua ascensão foi bem aceita pelos desgostosos com a política religiosa de Maria I, e Elisabeth I volta a política eclesiástica de Henrique VIII, queria ser autoridade na Igreja, o que a opunha aos católicos e calvinistas.
Constituiu uma Igreja Anglicana híbrida entre o catolicismo e o protestantismo, sob controle do monarca. Os calvinistas passam a ser chamados de "PURITANOS" e foram tão perseguidos quanto os católicos.
Elisabeth I foi uma das principais monarcas da Inglaterra e foi responsável por colocar o estado britânico acima de qualquer coisa. Devido aos seus interesses nos Paises Baixos, ajudou-os a conquistar sua independência em relação a Espanha.
Assim ocorre a guerra entre a Inglaterra e a Espanha, a Invencível Armada Espanhola é derrotada e tem início o domínio inglês sob os mares, assim corsários ingleses passam a pilhar tesouros espanhóis.
É durante seu reinado que chega na Inglaterra os flamengos, que fugiam a perseguição dos espanhóis e ajudaram na organização da manufatura de lã. Acelera o movimento de cercamento de terras (Enclosures) devido a criação de ovelhas. São aprovadas as Poor Laws. Começam as organizações das primeiras expedições ultramarinas britânicas, tanto para a Ásia quanto para a América.
O PERÍODO ELISABETANO foi um dos mais importantes na história da Inglaterra, um dos mais destacados representantes foi William Shakespeare (1564-1616).
Elisabeth I não teve filhos, assim antes de morrer deixa como herdeiro do trono Jaime VI, o rei da Escócia, que posteriormente será nomeado Jaime I, rei da Inglaterra. Tem início então o domínio da Dinastia Stuart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário