quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Sistema Digestório II


  • Estômago
O estômago é uma cavidade, que possui parede muscular e glandular. A parte glandular irá secretar o suco gástrico, que contém substâncias essenciais para a digestão.

SUCO GÁSTRICO = ÀCIDO CLORÍDRICO + PEPSINOGÊNIO

O Ácido Clorídrico será responsável por baixar o pH do estômago e transformar o Pepsinogênio em PEPSINA. A pepsina é uma enzima que inicia o processo de digestão das proteínas, e para um bom funcionamento tem de estar em meio ácido, por isso o HCl deixa o pH do estômago em mais ou menos 3.

BOLO ALIMENTAR + SUCO GÁSTRICO = QUIMO

Quando o bolo alimentar transforma-se em quimo a Ptialina é inativada, e começa a funcionar a Pepsina

- Esfincter - É um músculo anelar, presente no começo e no fim do estômago.

  • Intestino delgado
Composto pelo Duodeno e pelo Jejuno-ileo. 
No duodeno será liberado o Suco Pancreático (produzido pelo pâncreas) e o Suco Entérico (produzido pelo duodeno).

QUIMO + S. PANCREÁTICO +S.ENTÉRICO = QUILO

O Suco Pancreático liberará o Bicarbonato de sódio, que irá baixar o pH, sendo assim o pH do duodeno será de 8,5. Um meio alcalino, ótimo para o funcionamento das enzimas que ali atuaram. Já o Suco Entérico irá conter apenas enzimas responsáveis pela digestão.
É no duodeno que tem fim o processo de digestão, ou seja, de quebra das partículas tornando-as moléculas funcionais.

No Jejuno-ileo ocorrerá a absorção das substâncias, sendo assim, sua parede interna é composto por muitas ondulações, as VILOSIDADES, que aumentam a área de absorção. A absorção será através de difusão ou transporte ativo.

  • Intestino Grosso
Tem a função de absorver água e sais minerais, a água por osmose e os sais minerais por transporte ativo. Quando o QUILO chega ao intestino grosso vira BOLO FECAL.
O bombeamento de Sais Minerais para o sangue faz com que a concentração no sangue aumente, e a água passe por osmose, garantindo o equilíbrio de concentração. Após passar por todo o intestino grosso formam-se as fezes, que serão eliminadas.

Vídeo-aula:


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