segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Primeira Guerra Mundial - Parte IV

  • CAMPANHAS 1914 E 1915
- Front Ocidental - A Alemanha previa derrotar a França o mais rápido possível. Assim atacaram a Bélgica para chegar mais rápido a França, pegando-a desprevinida devido a crise de Alsácia e Lorena. No entanto faltou forças a Alemanha para completar o seu ataque a França. Embora pego de surpresa o exército francês resistiu; na primeira Batalha de Marne os alemães recuaram e tiveram de redimensionar seu plano. Sendo estendida uma linha de trincheiras de norte a oeste.

- Front Oriental - Os russos lançaram seus exércitos em dois fronts; um contra a Prússia Oriental e o outro contra a Áustria-Húngria. Na Prússia havia um exército alemão bem treinado e os russos perderam, perdendo também quaisquer chance de invadir a Alemanha. Contra a Áustria foram mais bem sucedidos, fazendo a Alemanha atacar a Polônia. No final de 1914, a Alemanha tinha a ofensiva na front oriental, e os russos deixaram de ser uma ameaça as potências centrais.

- Península Balcânica - Os austriacos queriam punir os sérvios. Foram executadas 3 invasões e nenhuma bem sucedida. A Turquia deixa o caminho aberto entre os balcãs e a constantinopla, e entra na guerra ao lado das potências centrais. Em 1915 a Bulgária uniu-se as potências centrais e ocorreu a conquista da Sérvia. Enquanto a Inglaterra tentava romper o bloqueio turco para receber auxilio da Rússia. A entrada da Turquia estendeu o conflito para o Oriente Médio.

- Itália - Em 1915 a Itália juntou-se a Entente, sob a promessa de anexar a Itália Irredenta; sua entrada foi de pouca importância militar, pois não possui muitos recursos, nem tão bom exército. Uma linha de trincheiras foi aberta na fronteira austro-italiana, mobilizando uma parte do exército austríaco.

  • Guerra no Mar
A Inglaterra controlando os mares, conseguiu bloquear a costa da Alemanha e eliminar seus navios, deixando-a sem comunicação com o resto do mundo. Além de anexar as colônias alemãs na África. Esse domínio inglês garantiu o suprimento e o fluxo de homens, forçando a Alemanha a uma guerra marítima. Com isso traz o USA para a guerra.
Com os navios bloqueados, a Alemanha utiliza-se de submarinos, declarando "Zona de Guerra" a área em torno das Ilhas Britânicas, avisando que afundariam navios. Em maio de 1915 afundam o navio LUSITÂNIA, matando 1200 cidadãos, inclusive norte-americanos, colocando o USA contra a Alemanha.

  • Campanhas de 1916
Com o alívio no front oriental, os alemães decidiram acabar com a França, atacando a FORTALEZA DE VERDUN. Os ingleses lançaram uma ofensiva e fizeram os alemães recuarem. Os russos para diminuirem a pressão alemã, tomaram iniciativas no front oriental, conseguiram vitórias, mas foram barrados quando chegaram os reforços alemães. Um exército turco-búlgaro ocupou a Romênia, garantindo trigo e combustível a Alemanha.

  • O ano de 1917
Entre março e junho de 1917 havia um empate militar, e os dois lados apresentavam-se exaustos de homens e recursos. Alegando como motivo a declaração de guerra submarina, em abril de 1917 o USA entra na guerra, decidindo um desfecho em favor da Entente.
As derrotas militares e o colapso econômico levaram a uma Revolução na Russia, em fevereiro de 1917. Com a queda do CZAR, forma-se um governo provisório, que cai em outubro, deixando o poder na mão dos bolcheviques, liderados por Lênin e Trótski, estabelecendo paz com a Alemanha.

  • Vitória da Entente
A ofensiva alemã começa em março de 1918, mas não rompe a linha da Entente. Em julho inicia-se s contra ofensiva, já contando com o apoio dos norte-americanos. A marinha britânica e a norte-americana desenvolveram-se. Assim a partir de 1918 tinham como proteger-se dos submarinos alemães.
Com a vitória no Oriente Médio a Entente eliminou o Império Turco, Jerusalém foi tomada em 1917. Em setembro de 1918 a Búlgaria se rendia. O front sudeste alemão se rompia. Em 29 de setembro de 1918 os lideres militares alemães informaram ao governo que não tinha como vencerem a guerra. Em 8 de novembro a Entente apresentou as condições, e em 11 de novembro a Alemanha rendeu-se.

Umas video-aulas que tem um pouco sobre a Primeira Guerra Mundial:
http://www.youtube.com/watch?v=UOizNAcLcUg

http://www.youtube.com/watch?v=mVsIxGYcZpI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=_pxaEXjbZZE&feature=relmfu

Nenhum comentário:

Postar um comentário